segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Medicina do Rio Grande do Sul

No século XIX, aqui no Rio Grande do Sul, não havia tantos recursos médicos quanto os que estão disponíveis na nossa atualidade. Na realidade, quase não havia médicos por estas bandas. A principal causa para esta falta de especialistas era a ausência de uma faculdade especializada. Para estudar era preciso viajar até o Rio de Janeiro ou até outros estados mais distantes, o que necessitava de uma grande quantia de dinheiro, a qual a grande maioria da população gaúcha não possuía.
Sendo assim, a nossa saúde pública era precária. Fato este foi comprovado com a epidemia de cólera que ocorreu no ano de 1855.Para colaborar havia ainda as questões políticas, era conhecido o perigo da cólera, porém, poucas atitudes eram tomadas tendo em vista que poderiam prejudicar o comércio local.
Quando a epidemia atacou Porto Alegre,em meados de novembro, os médicos transformaram as suas casas em enfermarias, as aulas nas escolas foram suspensas e foi imposto que os mortos fossem enterrados o mais rápido possível nos cemitérios, sem todas as formalidades de sempre. A cidade estava um caos, visto que haviam doentes caídos nas ruas, faltavam carroças para levarem os enfermos, além das fugas das pessoas das vilas e cidades.
Em janeiro, a epidemia parecia estar enfraquecendo, todavia, ainda estavam proibidos o comércio de frutas e legumes considerados indigestos.Foi feito um relatório, embora precário, dos índices de mortalidade. Nele foi constatado que grande parte da população atingida era constituída por escravos e pobres, e havia uma estimativa que em torno de 10% da população de nossa atual capital havia falecido em decorrer da cólera. No dia 30 de abril de 1856, foi declarada extinta a epidemia.


Postado por: Mariana Toni /Texto elaborado por: Mariana Toni

2 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante vocês terem abordado a epdemia de cólera ocorrida naquela época.
Não dá para ler direito a tabela que colocaram, acho que deveriam modificá-la.

Anônimo disse...

10
=]