domingo, 10 de agosto de 2008

Produção literária de Osorio

Osorio desenvolveu o interesse pela poesia quando era adolescente ao ouvir canções populares e ao presenciar improvisos de trovadores.Quando este se apaixona por Anna, a qual conheceu em Rio Pardo, não parou mais de escrever. Os pais dela se opuseram ao namoro, visto que Osorio era apenas tenente do Exército, tinha pouco prestigio social e o soldo muito baixo, o que não era garantia de conforto material. Porém, mesmo com os entraves dos pais, os dois tiveram um relacionamento e Osorio fez poesias para Anna, como o poema “Confissão”:

Entre amor, entre sorrisos
A mais terna confissão
Te faz, adorada Lilia,
A minha ardente paixão.

Noite e dia estão comigo,
Teus mimos,tua afeição,
Teus encantos...Tanto pode
A minha ardente paixão!

Do amor ardentes chamas
Devoram meu coração,
Vai-me findando a existência
A minha ardente paixão.

Sempre, sempre suspirando,
Vivo sem consolação;
Condenou-me a mil tormentos
A minha ardente paixão.

Quando te vejo engraçada
Oh! Musa da inspiração,
Mais se ateia no meu peito
A minha ardente paixão.

Debalde a razão me chama,
Não obedeço à razão,
Só obedeço gostoso,
À minha ardente paixão.

As poesias, certamente, não passariam pelos críticos literários, porém, é preciso levar em conta que foram escritas por alguém que nem mesmo cursara o ensino fundamental e que vivia em um ambiente onde a força física era supervalorizada, ao contrário da sensibilidade artística.
Para por fim no namoro, os pais de Anna recorreram ao seu padrinho, que era comandante das forças militares da província. Osorio foi mandando para a fronteira, onde havia vários ladrões, que roubavam e cometiam violências para si mesmos e para os moradores.
Todavia, mesmo com a distância, Anna e Osorio trocavam correspondências através de um intermediário. Mas, uma escrava descobriu as cartas numa das gavetas da moça e mostrou-a a seus pais. Estes, então, forçaram Anna a casar com um parente com boas condições financeiras. Esta escreveu uma carta a Osorio, que havia sido informado dos boatos do casamento, reafirmando seus sentimentos e pedindo para que ele viesse busca-la para que pudessem fugir.
Contudo, a carta só pode ser entregue um mês depois de escrita, pois o intermediário havia adoecido. Osorio enviou uma resposta assim que recebeu a correspondência e partiu em direção a Rio Pardo para fugirem, mas chegando lá descobriu que Anna já estava casada. Mais tarde, ele soube que ela havia sido enganada com a noticia de sua morte, na qual acreditou por não ter recebido a resposta da carta enviada.

Postado por: Mariana Toni/ Texto elaborado por: Mariana Toni

Fonte utilizada como pesquisa: General Osorio por Francisco Doaratioto.

3 comentários:

Unknown disse...

Interessante.

Unknown disse...

Concordo com a professora Gravina, vocês poderiam colocar um mapa da região onde ocorrem as batalhas.
Acho que deveriam colocar também textos produzidos por vocês.
Um abraço!

Ronaldo Queiroz disse...

O TI está bem melhor. Muito Bom! Agora, seria importante trocar o cor de fundo da página, pois produz um efeito melhor.
Cap Queiroz