Nós somos alunos do Colégio Militar de Porto Alegre que por meio deste blog divimos nossos conhecimentos sobre Marechal Osorio, patrono da Arma de Cavalaria, que completa seu bicentenário no corrente ano.
A Carta de Brasão foi concedida por um decreto do Imperador Dom Pedro I no dia 19 de dezembro de 1869. Este brasão é o desenho original de Luís Aleixo Boulanger, Escrivão dos Brasões e Armas da nobreza e Fidalguia do Império.Na Heráldica,ciência que descreve brasões de armas, o leão passante é denominado leopardo. Trata-se de um escudo francês; em campo de goles, um leopardo em prata arremessante tendo na garra destra a espada do titular; chefe em azul carregado de três estrelas de ouro.
Pensamentos e opiniões de Osorio
"É preciso manobrar como as circunstâncias aconselham, até ter forças para derrotar o inimigo." (Carta a Canabarro, 1865)
"Os foros da grandeza envaidecem os bobos, para mim a dignidade de procedimento é o que vale." ( Carta a Francisco, seu filho, 31/03/1872)
"Acredita que vivemos neste mundo rodeados de inimigos e os piores são os invejosos da reputação alheia, que sentem o maior prazer em verem abatidos os invejados" (Carta a seu filho Francisco, 31/03/1877)
Frases retiradas do livro: OSORIO Síntese de seu perfil histórico, de autoria de J.B. Magalhães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário